24 de jul. de 2011

Ópera e Heavy Metal


Atualmente o autor nutre um paixão conjunta pelos dois gêneros, e isso começou no dia em que ele achou uma coletanêa de Maria Callas com arias de Verdi, Bellini, Puccini, Rossini e Leoncavallo. O autor já estava acostumado com os virtuossimos do Heavy Metal e também acostumado com as orquestrações e vocais de soprano graças as bandas de metal sinfônico, então foi fácil para ele.

Logo o autor caiu nos encantos da soprano americana Reneé Fleming, e seu timbre dourado. Um dia desses o autor teve a oportunidade de ouvir sua primeira Ópera com ela nos vocais, a sensacional "Don Giovanni" de Mozart que ela encena junto com Bryn Terfel.

O autor foi esses dias na Fnac do Park Shopping e comprou a Ópera
"Tosca" de Puccini com nada mais nada menos que Maria Callas no papel principal. Quando ele foi ler sobre esse registro na internet, descobriu que se tratava de um tesouro, e ainda por cima o CD era importado o que aumenta mais ainda seu valor para um colecionador.

E depois ele fez uma analise minuciosa e viu que a Opera e o Heavy Metal tem muito em comum.

Comparação

* Os publicos são parecidos, só que os fãs de ópera sabem argumentar
* Fãs Richard Wagner e fãs true de Metal Progressivo parecem uma seita.
* Os dois gêneros possuem a mesma popularidade.
* Nasceram na Europa e fazem muito sucesso lá até hoje.
* Richard Wagner tem um som pesado.
* Existem diversos tipos de Óperas e diversos tipos de Heavy Metal
* Os fãs dos dois tem uma grande devoção ao estilo.
* Os melhores cantores e os mais virtuosos se encontram nesses dois gêneros
* São gêneros mágicos, começar a escuta-los, e como descobrir  tesouros escondidos.

Um dos grandes bacanas de ouvir esses dois gêneros é descobrir um mundo novo que poucas pessoas conhecem a fundo, e as que conhecem não compartilham. São dois gêneros que sofrem o mesmo preconceito, os dois são taxados como gêneros de barulheira.

Só que as pessoas tem muito mais pudor ao falar de Opera, pois tem medo de estamparem um selo de ignorancia na testa, já o Heavy Metal leva um pau atrás do outro dos seres ignorantes. Muitos que descobrem esses dois mundos, a principio querem divulgar suas maravilhas, mas são subjugados pela sociedade que não lhes dão o valor merecido, com isso a pessoa guarda seu conhecimento só para ela.

Eu por outro lado quis fazer um blog para divulgar o Heavy Metal aos iniciantes, já que eles encontram muito pouco apoio para começar, por isso todo o conteudo aqui é bem mastigado e de fácil compreensão, nós temos inclusive um post que fala sobre tecnicas vocais e um post que indica arias para começar a ouvir opera.

Infelizmente a coisa é muito mais pesada para quem vai ouvir Opera, pois as informações são muito escassas e não tem bons sites de confiança em excesso, com sorte você acha um bom. Portanto a partir de hoje o blog também falará da arte lírica, e para isso eu comprei até um livro para ter um base melhor.

O livro ao lado é maravilhoso, só que muito caro, o livro custa absurdos 64 R$, mas se você tiver o dinheiro e o interesse de conhecer esse mundo maravilhoso, o livro vale cada centavo.

As ilustrações são riquissimas e a linguagem do livro e de fácil entendimento. Tudo é muito bem resumido e o livro não cansa o leitor.

E se preparem hoje vou postar a primeira Ópera para sua avaliação.

2 comentários:

  1. Post infinitamente mais produtivo que o dos comentários!

    ResponderExcluir
  2. Metal as pessoas dizem que é só barulho, loucura, e Opera, dizem que é chato e desanimador. O que mais me tapa de raiva é que essas pessoas nunca ouviram UMA musiquinha sequer. Infelizmente o mundo está cheio de pessoas assim.
    Eu to querendo inciar na Opera. Ta aí um site bom :)

    ResponderExcluir