18 de jun. de 2011

Arias Para Começar A Ouvir Opera

Antes de ver a seleção de árias que eu escolhi, você deve se comprometer a escuta-las. Se não for fazer isso, sugiro que pule esse post, pois ele não foi feito para ser ignorado por você.  Agora se você quer conhecer o gênero que tanto influencia o Heavy Metal sugiro que veja todos os vídeos escolhidos aqui.

Para ouvir Opera você precisa de:

1- Paciência, pois é um genero que deve ser degustado, e que melhora a cada audição.

2- Concetração:  Opera é um genero complexo, que exige atenção, para que seu conteúdo seja absorvido.  Portanto nada de ir fazer outra coisa ou ficar acessando outros sites durante a audição da mesma.

Esse é o básico, e agora vamos as árias:


Aria:  O Mio Babbino Caro
Opera:  Gianni Schicchi
Compositor:  Puccini
Interprete:  Floor Jansen


História da Ária:  Essa é uma das árias mais populares da Opera e foi composta por Giacomo Puccini que é um dos mais ilustres compositores de Opera.  Essa ária foi feita para ser cantada por um Soprano tradicional, apesar de ser interpretada por Mezzosopranos também.

Apesar de ser uma Ária muito popular, a sua opera não tem a mesma fama, portanto essa ária é mais usual em concertos solos.

Interprete:  Floor Jansen como se sabe é uma cantora lírica que fez fama no grupo de Heavy Metal; After Forever e agora canta no Revamp. Mais informações aqui


Ária: Ave Maria
Compositor: Vários
Interprete: Reneé Fleming


História Da Ária:  Essa ária é a parte cantada da oração Ave Maria, e foi transcrevida para a música erudita por diversos compositores. E cantada tanto por homens quanto mulheres.

Reneé Fleming:  É uma Soprano Lírico-Spinto conhecida pelo seu lindíssimo timbre.  Atua em Operas de Mozart, Strauss e Verdi  principalmente. Um dos seus grandes destaques a interpretação da Opera "Rapto do Serralheiro" de Mozart.

Hoje ela é uma das estrelas da música erudita contemporanea, ficando muito famosa e é contratada  da Decca (uma das maiores gravadoras para Opera). Se destaca pela riqueza de cores do seu timbre aveludado, nessa música você pode ver apenas um trechinho da linda voz dessa Soprano.

Indicada para iniciantes.


Ária: Casta Diva
Opera: Norma
Compositor: Bellini
Interprete: Angela Gheorghiu


História da Ária:  Casta Diva é a ária mais famosa da opera Norma de Bellini, e foi feita para ser cantada por uma Soprano Lírico, que interpreta na Opera o papel de Norma.

Angela:  Outra Superstar do mundo da Opera, ou você acha que é qualquer soprano que tem clipe? Seu timbre é muito bonito, apesar de alguns "entendidos" não acharem isso, eu discordo piamente deles.

Ela era uma Soprano Lírico-Dramático com uma grande extensão vocal, mas com o passar dos anos a sua voz foi ficando mais aveludada o que permitiu que ela cantasse com facilidade registros belcantistas (Verdi, Puccini e Bellini por exemplo) e registros que exigem maior peso na voz coisa que um soprano dramático tem (Operas como Don Giovanni de Mozart por exemplo).

Ela tem um belo registro de peito que é utilizado tanto para os graves quanto para os agudos. Ela pertence ao selo da Emi (Depois falam que Opera é underground).


Ária: Quando Me'n Vo
Opera: La Boheme
Compositor: Puccini
Interprete: Anna Netrebko


História Da Ária:  Essa é uma ária popular da Opera "La Boheme" que é uma ótima opera para se começar a ouvir o gênero.

Anna Netrebko:  Anna é a soprano mais linda que eu conheço, portanto ao escuta-la pensei que iria ouvir uma voz suave e leve só que com contornos líricos (Tipo uma Sharon Den Adel lírica), mas quando ouvi esse vozeirão potente me surpreendi, e acabei gostando mesmo que sua voz não fosse tão doce quanto a da Renné.

Ela também é superstar no mundo da Opera (outra?) e a algum tempo atrás foi convocada pelo Met (A maior orquestra da história) para interpretar Lucia na opera Lucia Di Lamermoor que teve recepções mistas devido a chatice dos fã de Opera, mas ela foi bem sucedida.

Ela é uma Soprano Lírico tradicional perita no repertório belcantista, Operas Mozartianas e algumas operas francesas.


Ária: O Zittre Nicht
Opera: A Flauta Mágica
Compositor: Mozart
Interprete: Diana Damrau


História Da Ária:  Essa é a 1ª ária da opera Die Zauberflöte cantada pela rainha da noite, e começa bem lenta e triste e depois vira um música esperançosa.

Diana Damrau:  Diana é uma Soprano Leggero que arredondou seu registro e virou uma Soprano Lírico-Leggero, e podendo atuar também como Lírica-Dramática, atuando inclusive como Lucia na Opera que eu já mencionei.

Ela é especializada no repertório de Mozart, interpretando várias Operas dele, ela também interpreta; Salieri e Strauss.  Ela não é tão especializada no repertório belcantista, apesar de atuar em operas de Verdi.

Aos poucos está se tornando popular, e já tem seus admiradores.


Ária: Un Belo Di Vedremo
Opera: Madame Butterfly
Compositor: Puccini
Interprete: Renata Tebaldi


História da Ária:  Essa é a Ária principal dessa Opera de Puccini, essa opera eu não conheço bem portanto não vou me alongar mais.

Renata Tebaldi:  É uma das maiores Sopranos da história rivalizando diretamente com Maria Callas. Ela era uma soprano focada no repertório Belcantista e pouco se distanciava disto, mas ela participou das melhores gravações desse tipo de opera.

Ela era uma Soprano Lírico-Spinto que possuía uma voz volumosa a qual moldava com uma técnica admirável. Seus agudos são perfeitos e sustentados pelo seu eficiente Legato (Emissão de Notas agudas em sequência)

Sua rivalidade com La Divina é notória, apesar das duas serem aparentemente amigas (odeio fãs terroristas), e diferente de Callas, Tebaldi se focava mais no canto que na interpretação artística das mesmas.


Ária: L'amour est un oiseau rebelle
Opera: Carmen
Compositor: Bizet
Interprete: Maria Callas


História Da Ária: Essa é uma ária incrível que mistura Habanera que é um estilo cubano com Opera. Essa é uma das árias mais felizes que eu já vi.

Maria Callas:  O que dizer da maior soprano da história? simples ela inovou a opera belcantista com suas atuações teatrais mescladas com o virtuosismo que o Bel canto tanto necessita.

Ela é uma Soprano absoluta e canta em qualquer papel, tanto faz se precisam de uma Drámatica, De uma Leggero ou de uma Mezzosoprano. Mas o que a Callas gostava mesmo era de cantar Verdi e Puccini ainda que ela interprete outras peças, essas aqui são as mais comuns.

Seu Alcance Agudo era incrível e a sua interpretação é uma das melhores da história, Maria só pecava pelo timbre que não era muito bonito, ainda que sua interpretação cobrisse bem essa falha. Callas é uma mulher inteligentissima, e entendedora de música como poucos, suas citações são épicas, e merecem ser lidas.


Ária: Sempre Libera
Opera: La Traviata
Compositor: Verdi
Interprete: Natalie Dessay


Natalie Dessay:  É uma Soprano Lírico-Leggero excelente e que tem uma interpretação magnifica teatralmente e também como cantora. Como qualquer outra Soprano Leggero seus agudos são majestosos, e como ela tem uma voz bem variada seus grave também são muito bons.

Ela é extremamente variada é interpreta quase todo o tipo de Opera.  Dessay é fantástica e seu grande destaque é Lucia Di Lammemoor.

Pronto Vamos a última, e como eu não conheço essa ária direito não vou opinar.

Ária: Rusalka
Opera: Rusalka
Compositor: Dvorak
Interprete: Tarja Turunen


História Da Ária: Essa é ária mais famosa do compositor russo Dvorak, essa ária também é interpretada pela bela Anna Netrebko.

Tarja Turunen: Post

Aqui está alguns sites para voce baixar Cds ligados a Opera
http://pqpbach.opensadorselvagem.org/giacomo-puccini-1858-1924-la-boheme-netrebko-villazon/
http://maisumadofalsario.blogspot.com/search/label/Natalie%20Dessay

Algumas dicas para escutar Cds de Opera:

1- se você tiver muita dificuldade escute 3 músicas por dia.
2- veja quem está atuando em cada papel, e leia um pouco sobre ele. Vale ver fotos também.
3- As dicas do inicio do Post estão valendo
4- Vamos supor que você ouviu as faixa 1,2,3 da Opera Il Trovatore, no dia seguinte repita esse processo até degustar por completo essas 3 árias depois passe para 4,5,6 e repita o processo
5- Devido a regra 4 baixe um cd por vez
6- Você também pode fazer assim: Escutar a Opera toda e depois voltar a escutar ela, até degusta-la por completo e poder passar para outra.
7- Procure ler mais sobre Opera para entender o que se passa.

Boa sorte em sua busca

32 comentários:

  1. Todas as óperas meio que contam uma história?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.. na verdade a ópera é a junção do teatro com música, ou seja, são encenadas histórias e interpretadas cantando e não falando

      Excluir
  2. Sim, Marina todas contam uma história. que pode ser classificada em generos como.

    Buffa(Comedia), Épico, Drámatico, Romance, Tragedia e Drama Cômico

    ResponderExcluir
  3. Já escutei umas partes de Don Giovanni e Le Nozze de Figaro (acho que se escreve assim) de Mozart. É realmente uma música muito bonita, a Ópera. Agora que vai ter o recesso de julho, vou dar uma pequena aprofundada nela.

    ResponderExcluir
  4. O Marina não tem a Reneé Fleming do inicio do Post? Então ela canta nessas duas operas e seria muito bom voce ouvir a gravação de Don Giovanni com ela já que esse é um papel de eleição dela.

    ResponderExcluir
  5. Ótimas obras!
    Recomendo também as óperas de Richard Wagner!! São fantásticas!
    Obs: Dvořák é TCHECO, e não russo. :D

    ResponderExcluir
  6. Valeu anonimo. E eu confundi até porque o nome da principal obra dele é Russalka (parece com russia não é?).

    Acho Wagner complicado para iniciantes, se for escuta-lo comece pelas orquestradas e só depois para as operas.

    ResponderExcluir
  7. Falar que Callas pecava no timbre é absurdo! A opinião de um amador contra o resto do mundo... e além disso, as árias que estão aqui realmente são muito conhecidas, mas as interpretações foram muito mal selecionadas.
    Ângela interpretando 'Casta Diva'? Natalie interpretando Sempre Libera? Pelo amor de Deus! Para os leitores que realmente querem aprender a amar a ópera: Procurem interpretações de Maria Callas em La Traviata e Norma e Renata Tebaldi em Tosca... não existem, e me atrevo a dizer que nunca existirão melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, a própria Maria Callas assumia que seu timbre não era lá essas coisas. Uma vez ela até disse que a voz da Tebaldi era um Strandivarius tocado por um aficionado enquanto a voz dela era a de um violino de fábrica tocado por Paganini. Agora, seu timbre, por não ser aveludado (o que não é comum entre as sopranos) ajudou muito, já que facilitou a mudança da cor da voz com perfeição, o que é um dos trunfos de sua interpretação incomparável. Pra você ter ideia, o timbre escuro dela fez com que sua professora, quando a escutou pela primeira vez, a classificasse como mezzo, mas com certeza depois de ver a extensão para os agudos que Callas possuia, a professora viu que ela era soprano. Só uma dica, antes de sair falando por aí, pesquise um pouco. Não estou falando mal da Callas, até porque ela é a minha cantora e intérprete preferida e até posso dizer que esse diferencial dela agrada muito meus ouvidos, mas saiba que ela é considerada a melhor das melhores, não pelo timbre, e sim pela interpretação!!

      Excluir
    2. esta callas chata é a pior da seleção. voz com timbre de taquara rachada, parece até a xuxa de tão ruim em timbre... tem tecnica mas pra mim não consegue esconder o timbre de pata no cio..... das famosas callas perde para todas fácil...as outras da seleção são medianas e boas

      Excluir
    3. esta callas é tão chata que até a Amira, com 9 anos, já estupra e dá laço nela, mesmo ainda sem técnica apurada e sem estudar. imagina depois então https://www.youtube.com/watch?v=66-A2MyVDbU

      Excluir
    4. Lave os dedos antes de digitar porcarias sobre a Diva das divas que foi a Callas, nenhuma outra soprano é tão comovente e demonstra a entrega que ela teve nos palcos então se não sabe de nada fica calado !!!!!!!!

      Excluir
  8. Oi Caro Anônimo. Bom posso dizer que quando fiz esse post não tinha quase nenhuma experiencia em ópera. Mas discordo em alguns pontos de você

    Angela realmente não é uma interprete para Norma, mas não se saiu tão mal nesse ária. Já Natalie Dessay se sai muito bem nessa ária, pois nessa parte da ópera, a Violetta cai muito bem para uma Soprano Leggero, e o Mi-Bemol sobre agudo é uma cereja no bolo.

    E sim, até hoje acho o timbre da Maria Callas e seus agudos meio ácidos, mas já estou bem acostumado com isso, e até gosto do timbre da interprete.

    Eu prefiro Maria Callas em Tosca, qua a Tebaldi. A Traviata de Netrebko é mais indicada para iniciantes por causa do DVD e da excelente prestação da Soprano Russa.

    Bom, não fiquei chateado com seu comentário, pois é lendo ele que vejo o quanto aprendi, e espero que visite o blog no futuro.

    E veja meu novo projeto http://operaguide.blogspot.com/

    Esse sim, não pecara com esse tipo de amadorismo.

    ResponderExcluir
  9. Você poderia ter colocado uma ária cantada pela Montserrat Caballé. Ela é uma das melhores cantoras de ópera, além de poder ter acrescentado algumas árias cantadas por tenores, como Pavarotti em Celeste Aida. Mas eu gostei da lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta sim é boa, fez ate freddy mercury cantar duos e fez ele comer mulher mesmo sendo gay ( no caso deu pra ele)

      Excluir
    2. e ela é boa sim. mas consegue perder para uma garotinha de 9 anos. https://www.youtube.com/watch?v=66-A2MyVDbU

      Excluir
  10. Caro, A., voce está certo acontece que nessa epóca em especial eu ainda não tinha muito conhecimento em ópera e não conhecia muito bem Caballé. Se você para fazer essa lista colocaria a Caballé interpretando "Casta Diva" no lugar da Gheorghiu e colocaria a Romena interpretando algo de Puccini.

    Pavarotti cantaria a famosa ária da "mãozinha gélida" de La Bohéme.

    ResponderExcluir
  11. Seria bacana também, Pavarotti em Puccini e Donizetti é um dos meus tenores favoritos.

    ResponderExcluir
  12. Tarja *-*
    Maravilhosa, escuto metal tbm entao conheci ela na banda Nightwish....
    Sua versão de O Fantasma da Opera no dvd da banda foi.... sem palavras.
    Sou uma gramde fã...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela é só mediana. tocando metal ou cantando árias. acaba nao fazendo nenhum dos dois tão bem

      Excluir
  13. Olá estou aqui pra saber o nome de uma ária da qual gosto muito, mas não faço idéia do nome. Tenho somente uma dica: o comediante Tom Cavalcante costumava interpretá-la no Sai de Baixo e no Especial do Roberto Carlos de 94 ele a imita dentre outros nomes...(Tem vídeo no You Tube). A Ária parece não ter letra e fica só no 'bapapa, papapapa papapa...' não é Papageno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo, eu não achei esse vídeo em que ele canta isso, me manda o vídeo, por favor.

      Excluir
    2. eu nao vejo tom cavalcanti nem globo pois não sou louco. mas pela descrição eu chutaria que é a música "caruso" feita nos anos 80. Tem letra sim e é boa....é uma música italiana, estilo napolitana mas não é uma ária. a versão original do compositor e cravista lucio dalla é boa ( ele canta tb) mas a versão de pavarotti foi definitiva...a música é em homenagem e inspirada nos últimos anos de vida de Caruso, tenor italiano considerado por muitos o melhor da história, inclusive por Pavarotti. alias ele dá de pau em qquer mulher, soprano ou mezzo que cante no mundo....sobre caruso ser melhor eu discordo, prefiro Pavarotti que têm mais potência e eu acho o timbre melhor, mas em técnica ambos são nota 10. aliás acho que mario lanza já se igualava com caruso, mas ok....

      Excluir
  14. só pra sair da cota das árias e já entrando nos duos clássicos, das populares para iniciantes indico a ária "Flower Duet" de Léo Delibes; opera Lakmé... https://www.youtube.com/watch?v=M9NK-EbUAao

    ResponderExcluir
  15. descobri que gosto de ópera ouvindo nessun dorma de puccini, e começo a aprofundar um pouco mais e ouvir no silencio da noite ontem chorei de emoção. gostei do seu post,um abraço lívia

    ResponderExcluir
  16. Muito dahora essa postagem!Tá de parabéns!!

    ResponderExcluir
  17. Navegando entre sites afins, cheguei aqui..

    Interessante blog.

    As dicas lá em cima são boas, mas falta algumas MUITO importantes:

    1. Ouvir ópera requer conhecimento do idioma. Que adianta escutar se não compreende o que se canta? Compreendendo o idioma, ouve-se o diálogo e faz-se uma imagem da cena. Tudo fica mais claro... além de saber cantar árias de cor e traduzir simultaneamente.
    2. Saber da sinopse e, se possível, decorar. Decorar também os personagens.
    3. Sabendo já o idioma, ler o libreto separadamente. Se possível, o livro do qual foi criado o libreto ("Carmen" de Mérimée, é um exemplo). Esse último, pode ser em português, claro.
    4. Caso o idioma seja muito complexo (como alemão e finlandês, por exemplo) ou a pessoa seja preguiçosa de estudar, melhor acompanhar a ópera com versão traduzida lado a lado, no libreto.
    5. Por fim um luxo: conhecer bem a biografia do compositor e as circunstâncias da criação da ópera, bem como seu momento histórico.

    Essas exigências fazem com que a ópera seja um gênero difícil para sua total compreensão. É necessário um bom conhecimento... Mas está aí, basta querer...


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa postagem é bem antiga, eu aprendi muito mais sobre ópera com o tempo. Acho que suas dicas são muito boas para aprofundar conhecimento sobre óperas especificas, mas para ouvir uma ária isolada talvez seja necessário um pouco menos de estudo teórico e mais conhecimento discográfico.

      Excluir
  18. Faltou colocar árias de tenor, barítono e baixo. Poderia ter colocado, mesmo que não sejam árias, trechos das óperas de Wagner.

    ResponderExcluir