14 de dez. de 2010

Tarja Turunen


Introdução

Tarja Turunen é uma vocalista lírica que já cantou no Nightwish e hoje segue carreira solo. ela começou a cantar com três anos, e aos seis teve aula de piano erudito sempre apoiada pela família.  Tarja sempre era convidada para cantar em pequenas festas e como sempre foi otima aluna sofria bullying devido a inveja das outras meninas. com isso Tarja se tornou uma criança introvertida e tímida e a maioria dos seus amigos eram meninos que a tratavam com respeito.   com quinze anos Tarja passou a ter aulas de canto lírico e nesse mesmo ano se apresentou pela primeira vez em um concerto de natal


Nightwish

Em 1996 Tarja e convidada a participar do projeto acústico de Tuomas Holopainen junto com Emppu onde os impressiona com a sua bela voz. Tarja sai da banda em 2005 devido a uma serie de fatores como por exemplo o mau comportamento nas viagens, seu marido querer interferir na filosofia da banda, ele queria mudar a sonoridade do Nightwish para algo mais Pop.


Carreira Solo

Pronto finalmente chegamos aonde eu queria. Após a sua saída do Nightwish, Tarja decidiu seguir carreira solo e foi produzindo seu primeiro álbum de nome My Winter Storm mescla Musica Pop, Clássica e Heavy Metal, portanto esse disco da Tarja tem uma sonoridade variada e que em musicas como I Walk Alone e Die Alive lembram um pouco o Nightwish. Nesse disco as guitarras viram elementos secundários enquanto as Orquestrações assumem o papel principal, fato que não agradou Tarja que evoluiria muito no seu próximo Disco What Lies Beneath com composições bem mais "pesadas" e ao mesmo tempo com musicas calmas e melódicas.


Disco Indicado




What Lies Beneath:  Nesse disco Tarja mostra estar mais madura do que em seu trabalho anterior, com composições mais Pesadas, mas ainda com as pomposas orquestrações do disco anterior. o disco conta ainda com a participação de Joe Satriani e com o baixista e baterista do Living Colour (a banda não é boa, mas os instrumentistas...).  O single Until My Last Breath conseguiu entrar na programação da MTV devido ao fieis fãs e logo caiu no gosto popular sendo uma da musicas mais pedidas no Top 10.

Estilo

A carreira solo da tarja pode ser classificada como uma mistura de Heavy Metal,Pop e Musica Clássica, apesar disso há faixas que remetem ao Symphonic Metal praticado no Nightwish. em algumas faixas pode se perceber uma sonoridade Folk, em outras pode se perceber influencias do Hard Rock devido a participação de Doro em The Seer e no cover do Poison de Alice Cooper , tambem há elementos de musica brasileira no seu disco na faixa em que o Kiko Loureiro participa.  Ou seja a carreira solo da Tarja e onde se mescla diferentes estilos.

Vocal

Tarja  e soprano Lirico-spinto que classifica os músicos que conseguem cantar com mais potencia nos clímax dramáticos (Voz Teatral). a voz de Tarja e poderosa e até quem não gosta de musica clássica aprecia seu lindo vocal, já que ela sabe muito bem adaptar sua tecnica ao Heavy Metal.

Opinião

 Tarja é uma das melhores vocalistas da atualidade tanto pelo que fez no Nightwish como pelo que fez na sua carreira solo. No Nightwish evidentemente viveu a melhor fase da sua carreira compondo excelentes discos como: Oceanborn, Wishmaster, Once, Angels Fail First e Century Child.  Na sua carreira solo Tarja se mostra bem ecletica reunindo som de diversos estilos e conseguindo novamente a consagração dos seus tempos de Nightwish.



Tarja Turunen atualmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário