10 de jun. de 2011

Quarterpast (2011)

Voce gosta de Epica? Voce gosta do Mark Jansen? se a resposta para o dois foi sim, esse é um disco feito para você, pois aqui temos basicamente um Epica com Mark nos vocais principais.

Quando o projeto foi anunciado eu nem dei bola, mas assim que o disco foi lançado eu corri atrás dele para ver o que se passava pele mente insana de Mark Jansen.

Temos aqui um disco muito bom que conta com participações meio óbvias, mas muito boas:

Simone Simons
Floor Jansen
Hennin Basse (Cantor de Power Metal)
Laura Macri (Cantora de Opera Italiana)

Além da contribuição do excelente guitarrista Isaac Delahaye e do batera Arien que manda muito bem nos Blasts Beats e nas camadas de peso (acho que é assim que se denomina).

O disco abre com o arregaço sonoro de "Symphony Of Aggression" que faz juz ao encarte e mostra Mark com seu vocal tipicamente Death Metal dividindo seus vocais com Simone, Floor e o vocalista Hennin, além desse ainda temos o tecladista fazendo um gutural bem rasgadão. Excelente é pouco.

Os arranjos sinfônicos aparecem soberbamente, e os arranjos maias aparecem também, mas você tem que se manter atento ao disco para escuta-los.

"Symphonic Death Metal Opera" é de fato uma atribuição sensacionalista, pois o disco em si não é tão pesado quanto se sugere, as faixas mais pesadas são a já citada "Symphony Of Aggression", na avassaladora "The Savage Massacre..." que é a primeira aparição da soprano italiano que canta muito bem sua parte criando um Apocalipse melódico, e a verdadeira "Symphonic Death Metal Opera" "War On Terror..." que é uma faixa bem pesada com vários blast beats e vocais guturais típicos do Death Metal, isso tudo sem perder a veia sinfônica.

Vamos citar agora as participações do disco.

Simone Simons:  Ela aparece bem menos do que eu esperava, mas se destaca nas suas duas participações que ela realiza no disco.  No disco ela canta os refrões e vai muito bem dividindo os vocais com Mark na faixa "Mainstray Of Society..." e muito bem na "Symphony Of Aggression" que é uma faixa que vai ser muito citada aqui.

Floor Jansen:  Aqui ela canta com um pegada mais "heavy" tipo o que ela fez no Revamp, mas ficou bem legal sua participação, seus destaque ficam na metalzona "Bite The Bullet" e "Course Of Life" onde a pegada Heavy fica nítida, na Symphony... e na The Savage, ela também faz vocal lírico de apoio em algumas faixas.

Hennin Basse:  Seu vocal é o grande diferencial do disco, já que eu queria saber como ficaria os vocais épicos em uma banda do tipo do Epica. Ele tem uma pegada mais heavy na voz, e tem um alcance muito bom, Se destaca em várias faixas sendo difícil citar uma, mas "Course Of Life" que é um ótimo dueto entre Mark e ele.

Laura Macri:  A cantora italiana de opera faz uma apresentação curta, mas bem efetiva, eu gostei muito de
"Essenza Di Te" que ficou parecendo uma ária de opera belcantista

Jack Driessen:  suas linhas de teclado são de primeiríssima qualidade, os arranjos maias ficaram bem interessantes. Seus guturais rasgadões ficaram muito bons, apesar de alguns exageros como na faixa Course Of Life (eu adoro o gutural dele nessa faixa) que deixa a voz dele bem engraçada.

Mark Jansen se sai muito bem nesse novo disco, que só peca pela falta de peso que justificasse a nomeclatura "Symphonic Death Metal Opera", e também por causa dos solos que ficaram meios escassos nesse disco, apesar dos ótimos riffs.

Recomendo ao Firefenix que gosta de discos de metal melódicos pesados.

Nota: 9 *********

3 comentários:

  1. Hail
    Eu escutei algumas músicas desse albúm e achei ele extremamente fodástico.
    Eu sou fanático pelo Epica e acho as composições de Mar Jansen incriveis, mas eu não acho esse álbum pra baixar em lugar nenhum, se vocês conhecem algum lugar pra baixar esse álbum, será que vocês podiam me mandar o link?
    (O blog All Shall Fall não funciona, então esse não adianta)

    ResponderExcluir
  2. Tenta esse link http://disciplineofsteel.blogspot.com/search?q=Mayan

    ResponderExcluir
  3. Hail!!!
    Valeu Rubens!
    Tú é foda, que Deus Metal te abençoe!

    ResponderExcluir