25 de jun. de 2011

Minha Paixão Por Vocais Agudos

Porque vocês acham que eu gosto tanto de Power Metal? e de mulheres nos vocais? o principal motivo é o vocal, e que quanto mais agudo e potente for, melhor.

Pode parecer estranho para você, mas eu adoro esse virtuosismo por parte dos cantores de Heavy Metal e Opera, que com seus agudos me conquistam facilmente.

Para ficar claro, o fato de eu gostar de vocais agudos não faz com que eu não goste de vocais brutais como os guturais ou até vocais limpos, tão comuns hoje em dia.

Eu normalmente avalio os cantores em 3 quesitos: Alcance, Interpretação e Timbre, analisando friamente esses quesitos eu digo se o vocalista é bom ou não e porque. Não tem um mais importante que os outros, todos são muito importantes, pois em alguns casos um depende do outro.

Bom voltando a falar sobre os vocais agudos, eles são típicos do Heavy Metal tanto o clássico quanto o melódico, e aparecem até no Hard Rock. Fiquem com alguns exemplos:

Power Metal: Tobias Sammet, Kai Hansen, Michael Kiske, Andre Matos, Timo Kotipelto, Jorn Lande, Ralf Scheepers, Michael Luppi...

Symphonic Metal: basicamente todas.

Heavy Metal: Dio, Bruce Dickinson, Rob Halford, Dani Nolden, Eric Adams, Udo, Ian Gillian, Detonator

Hard Rock: Sebastian Bach, David Coverdale, Robert Plant, Paul Stanley, David Lee Roth

Isso foi só para destacar os com vozes mais agudas, pois há muitos outros, a serem citados. E não pensem que os agudos se restringem apenas a vertente melódica e a clássica, pois elas está presente também em generos como o: Black Metal, Melodic Death Metal e principalmente no Thrash Metal onde temos aqueles gritinhos agudos. O que! como? o que tem de agudo no Black Metal?

Simples os vocais urrados as vezes ficam mais rasgados ou estridentes destacando os agudos dos músicos, ou voce acha que só porque alguém tem voz grave, ela não possua agudos? se você acha que sim está completamente enganado. Se um cantor quer cantar rasgado qual dos registros você acha que ele escolhe? se ele escolher o grave ele vai acabar cantando tudo em gutural ou na pior das hipóteses, ele falha brutalmente.

O registro agudo feminino está intimamente ligado a Opera, enquanto que o vocal agudo masculino está ligado ao Heavy Metal, e eu não sei o porque disso, mas os tenores da Opera quase não mostram seus agudos e as sopranos do Heavy Metal usam apenas 1/3 da sua real capacidade na hora do canto lírico.

Mas isso é uma escolha acertada, pois o vocal agudo masculino é mais feroz e potente, e ia parecer estranho um Tenor cantar com tamanha agressividade e largar os graves. E o mesmo vale para as sopranos que iriam destoar muito se cantassem como uma cantora de opera de verdade, já que se você conhece o genero, sabe que quando a soprano entra a orquestra diminui de volume e fica quase inexistente.

O vocal agudo é uma coisa potente e destruidora podendo ser também fofo,feliz e intenso. E essa sua habilidade de representar diversos estados de espírito que me agrada tanto, vocais como Kiske e Andre Matos conseguem colocar uma nota de feeling incrível em apenas uma nota aguda.

Vocais como Sammet e Kiske conseguem fazer agudos que passam mensagens divertidas, que eu chamo de Happy Metal que pode ser observado em músicas fofas como: "Dr Stein e "Lavatory Love Machine".  Existem também os agudos mais sujos vindos do Hard Rock que também passam a sensação de festa ou de sofrimento amoroso, entre eles destaco David Lee Roth, Coverdale e Sebastian Bach.

Atuações De Destaque

Carlos Zema:  Warcry (Outworld)
Andre Matos:  Fire (Dr Sin)
Michael Kiske:  Eagle Fly Free (Helloween)
Tobias Sammet:  Reach Out For The Light (Avantasia)
Floor Jansen:  Leaden Legacy (After Forever)
Heidi:  Arctica (Amberian Dawn)
Angela Gheorghiu:  Casta Diva (Bellini)
Simone Simons:  Tides Of Time (Epica)
Bruce Dickinson:  The Duellists (Iron Maiden)
Rob Halford:  Painkiller (Judas Priest)
Tarja Turunen: Sleeping Sun (Nightwish)
Detonator: The Mummy (Massacration)

Até a próxima.

8 comentários: