28 de ago. de 2011

Tecnicas Vocais - Dia-a-Dia

Muita gente me pede para escrever um artigo falando das sagradas técnicas vocais, que ajudam o ouvinte na degustação de um disco, além de ser uma coisa legal de se saber. O que muitos não sabem, é que esse conhecimento sobre as técnicas vocais pode ser aplicado no dia-a-dia, através da conversa com seus amigos e conhecidos. Como? lendo esse post você vai descobrir.

Esse post é o primeiro de uma série, que visa transmitir alguns dos meus conhecimentos para os leitores desse blog. Hoje falaremos da "fala", e depois falarei sobre o canto.

Registro Fechado: Ele é utilizado para conversas onde você  quer falar a sós com seu amigo(ou namorada), e não quer que ninguém ouça. As ondas de som, são emitidas somente para frente e ela se distorce nas laterais, tornando a conversa inaudível, até para quem está do seu lado, pois as palavras para ele saem abafadas.

Cuidado! quem fala em registro fechado quer esconder algo, normalmente é uma fofoca, conversas sobre namoro, escárnios, e algo contra as leis. Claro que há a possibilidade da pessoa estar falando algo normal, e mesmo assim não querer que ninguém escute, por que é uma pessoa mais reservada.

Registro Semi-Aberto: É uma onda de som que não sai apenas para a frente como o registro fechado, ela sai para todos os lados, mas tem baixo alcance. É normalmente utilizado em conversas com amigos, e é a mais normal de todas.

Registro Aberto: É normalmente utilizado para o canto ou para um discurso, e emite ondas de som para todos os lados com um alcance maior do que o registro Semi-Aberto, mas sua potencia depende do volume de voz de cada pessoa.

Existem pessoas que conversam em Registro Aberto, mas essas pessoas são muito sem educação, o registro aberto só é viável em uma conversa informal, em caso de discussão ou briga, no mais é pura falta de educação seguida de uma grande vontade de aparecer.

Grito: No grito a pessoa emite ondas de som de alta frequência e com um longo alcance, só que sai sem nenhuma harmonização, portanto não pode ser qualificada como canto. O grito é nocivo para a voz, já que ele pode arranhar as cordas vocais, diminuindo a potencia e o volume da voz, além de dar uma puta inflamação na garganta.

O grito normalmente denuncia sentimentos muito fortes, ou podem ser feito por pura falta de educação, mas que ser normal, que grita para atentar?

Headvoice: Não estou falando do Falsete ainda, no contexto que eu vou usar, Headvoice é o registro de voz mais fechado de todos.

A pessoa que fala em Headvoice, escuta tudo que está falando como se estivesse falando normal, mas as pessoas ao seu lado não entendem uma palavra sequer. Isso ocorre porque a pessoa está emitindo as ondas de som para dentro, e o som que escapa sai de forma fechada e distorcida e com um baixo volume.

As pessoas que falam em headvoice, costumam falar sozinhas, e por isso se acostumam a falar desse jeito, são pessoas reservada e que não gostam de aparecer.

Falsete: E quando a pessoa muda de voz para falar algo, essa técnica é outra relacionada ao canto, mas nesse caso vou falar do seu uso na fala. Uma pessoa que fala em falsete com você, é uma pessoa que você deve suspeitar, pois ela pode estar mentindo para você ou te zoando.

O Falsete costuma ser agudo, mas estranhe também se sair grave, principalmente se for mulher, é difícil uma pessoa que fala em falsete com você ser digna de confiança, pois ele normalmente utiliza esse artificio para tentar convencer você a algo.

 Algumas Dicas

1- Não fale em registro fechado quando tem um amigo do seu lado, ele vai pensar que você está fazendo fofoca ou escondendo algo dele. Eu particularmente acho falta de educação.

2- Evite o registro aberto, a não ser que esteja discursando ou brigando, opte pelo registro semi-aberto nesses casos.

3- Não fale em falsete, não tem utilidade alguma, e não é totalmente saudável.

4- Evite Headvoice também, pois pode virar um habito e atrapalhar na hora de um discurso ou conversa informal.

2 comentários:

  1. Perai, eu imito o pato donald,e estou aprendendo a imitar o Louis Armstrong.Isso é falsete?

    Willian

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho headvoice aff :(

    Mas uso muito falsete no dia-a-dia, nas horas de humor é claro.

    ResponderExcluir