29 de ago. de 2011

Rob Halford - Analise

Rob Halford é o vocalista da banda Judas Priest, e melhor conhecido como "Metal God", "Deus Metal" ou até "Rainha do Metal" apelido com o qual o mesmo se atribuiu.

Rob Halford não é Deus à toá, pois como você poderiam perceber depois de ler esse artigo, Halford é um dos maiores vocalistas da história e responsável por uma revolução sem precedentes no Heavy Metal.

Quando se assumiu homossexual em 1998, surpreendeu o mundo headbanger, e sofreu muitas críticas por causa disso, mas sua postura dobrou os headbangers homofóbicos.

Enfim, vamos começar logo a analise desse monstro

Analise

Rob Halford não tem uma coloratura vocal especifica, pois apesar da voz de barítono, Halford é capaz de alcançar notas de contratenor. A voz do Halford tem uma gama incrível de cores o que torna sua interpretação tão fantástica quanto a de alguns cantores de ópera, como por exemplo: Maria Callas.

Timbre

Rob Halford tem um belo timbre baritonal, mas o seu timbre pode ser facilmente manipulado pelo mesmo devido a grande disponibilidade de cores disponíveis, ele também possui um belíssimo fraseado que pode ser ouvido melhor em músicas mais lentas.

Alcance

Rob Halford alcança notas muito altas com ajuda de um pouco de falsete, normalmente ele atinge a nota com o falsete e depois a encerra com outro efeito de voz para fechar as cordas vocais, que ficam abertas com o uso do falsete.

Halford é capaz de manter notas altas por muito tempo, e sem muito desgaste, apesar de estar usando uma artimanha cansativa como o falsete, talvez o truque para isso seja sua respiração e também o fato de não usar inteiramente o falsete para sustentar notas altas.


Essa música seria uma bela representante do "Belcanto Metal", pois nessa música fica expressa o grande virtuosismo vocal de Halford, que segura notas extremamente altas, durante toda a música, isso sem falar no desfecho da música. Donizetti, Bellini e Rossini que o digam*

Obs: São compositores do Belcanto italiano, que compunham árias de difícil interpretação e que portanto necessitavam de cantores bem virtuosos.

Interpretação

Magnifica! é a única forma de começar a falar sobre um dos maiores interpretes do Heavy Metal. Muito disso se deve a sua grande facilidade de mudar a cor do seu registro sem desafinar nada. Interpretações incríveis acompanhadas de técnicas muito malucas, que até hoje tento desvendar.


Resumo: Rob Halford é um grande cantor que consegue cantar em tons acima do normal, e consegue usar sua técnicas interpretativas para fechar as pregas vocais, dando a impressão de que ele é um tenor, e ainda tem uma resistência vocal muito grande, o que permite que ele segure notas altas por bastante tempo.

O timbre baritonal do mesmo, aliado ao seu canto potente o tornam um dos cantores mais influentes da história do metal, influenciando diversos outro vocalistas como por exemplo: Owens, Ralf Scheepers, Carlos Zema, Iuri Sanson...

A Voz do Heavy Metal.

2 comentários:

  1. Na moral, Rob é louco! Garganta do diabo!

    ResponderExcluir
  2. Maldito hahaha realmente queria que houvesse uma maneira de "aprender" a cantar como ele... meio dificil

    ResponderExcluir