19 de ago. de 2011

O Calor Russo

Anna Netrebko é uma das maiores soprano da atualidade, e talvez a mais famosa já vinda do seu país. Se destacou inicialmente em óperas russas, mas logo depois começou a fazer incursões na ópera italiana, conseguindo grande destaque no papel de Violetta Valery (La Traviata). Nesse disco ela volta as origens.

Anna Netrebko nesse disco nos apresenta um registro integral a Ópera Russa, destacando belas árias do seu país de origem.

A árias contidas nesse CD são bem melódicas e bonitas, sendo facilmente assimiladas por um ouvinte iniciante, isso sem falar na interprete.

Anna Netrebko tem um dos mais belos timbres da Ópera, sendo ele de um calor irresistível (típico de cantores russos) e sensualidade latente, como sua Violetta e Manon não me deixam mentir.

"O calor russo" na sua voz a diferencia das outras sopranos tradicionais, ainda mais em um CD em que ela se dedica em uma área onde ela obviamente se destaca.

Em matéria de alcance vocal me encontro totalmente satisfeito com esse CD, seu agudos são estratosféricos, não tanto quanto as cantoras Belcantistas, mas nesse registro em especial, isso não é necessário. Sua bela voz se encaixa muito bem seu alcance, proporcionando canções muito bem executadas.

A minha única ressalva a cerca desse registro, se encontra na interpretação vazia em alguma árias, mas nada que atrapalhe sua audição ou a torne menos prazerosa. Para aqueles que não gostam de ópera, esse disco pode ser uma boa porta de entrada.

Sobretudo indicado a aqueles que gostam de belas árias servidas por uma excelsa soprano de timbre que roça o sublime.

Nota: 9  *********

3 comentários:

  1. Bom começo para o pessoal se iniciar na Ópera! Primeiro as mais fáceis de se escutar e depois o complicado... Espero que tenham outras resenhas vindo, sem, é claro, deixar o Metal de lado ^^

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar Marina, Metal sempre em 1º lugar.

    ResponderExcluir