9 de abr. de 2011

Nevermind (1991)



Banda:Nirvana
Estilo:Grunge
País: E.U.A. (Seattle)
Lançamento:24 de setembro de 1991



Nevermind é segundo disco e o álbum que alçou o Nirvana ao estrelato com músicas clássicas como Smells Like Teen Spirit, Come As You Are, Lithium e Drain You e na minha opinião (compartilhada por muitos fãs da banda) o melhor álbum do grupo apesar de Kurt Cobain (vocalista e guitarrista do Nirvana) achá-lo comercial demais.

Logo no começo do álbum você já é abordado por acordes simples em uma levada leve que acaba tomando velocidade e se tornando um caos no decorrer da música: essa é Smells Like Teen Spirit, hino e síntese do movimento grunge com a clássica fórmula lento-rápido-lento muito usada no grunge.

Logo se segue In Bloom, música sobre posers que só gostam de uma música porque ela é “modinha”, e outro sucesso do Nirvana, Come As You Are, em um ritmo mais lento mas não menos empolgante. Come As You Are foi até regravada por Caetano Veloso (versão esta que não me agradou nem um pouco).
A seguir temos Breed (uma músca sobre a classe média americana), Lithium (música sobre uma pessoa relatando seu próprio colapso nervoso) e Polly (sobre o sequestro e tortura de uma garota de 14 anos). Territorial Pissings é a música mais curta (e mais punk, na minha opinião) do álbum sendo quase toda gritada.

A faixa 8, Drain You (uma das preferidas de Cobain), é uma canção de amor descrita de uma maneira um tanto quanto médica. O álbum segue com Lounge Act (sobre ser nivelado por um relacionamento), Stay Away (uma crítica ao conformismo) e On A Plain (que contém vários temas dinstintos).
A última música, Something In The Way é a mais lenta (e depressiva) do álbum e conta a experiência do próprio Kurt de ter morado em uma ponte.

Em algumas versões de Nevermind encontra-se ainda uma faixa oculta chamada Endless, Nameless que foi criada após uma tentativa de gravação da música Lithium sair errado.
Nevermind é um álbum clássico do rock e um dos melhores do grunge (ao lado de Ten do Pearl Jam e Dirt do Alice In Chains) além de ter popularizado o movimento grunge, que foi o último movimento de rock true. Por isso tudo e ainda mais ele vale a pena ser ouvido.

Faixas:

1. "Smells Like Teen Spirit” 5:01-Kurt Cobain, Dave Grohl, Krist Novoselic
2. "In Bloom" 4:14-Kurt Cobain
3. "Come as You Are" 3:39-Kurt Cobain
4. "Breed" 3:03-Kurt Cobain
5. "Lithium" 4:17-Kurt Cobain
6. "Polly" 2:57-Kurt Cobain
7. "Territorial Pissings" 2:22-Kurt Cobain
8. "Drain You" 3:43-Kurt Cobain
9. "Lounge Act" 2:36-Kurt Cobain
10. "Stay Away" 3:32-Kurt Cobain
11. "On A Plain" 3:16-Kurt Cobain
12. "Something in the Way" 3:55-Kurt Cobain

Nota: 10 **********

3 comentários: