28 de jan de 2013

1001 Discos: Kind Of Blue (1959)


Artista: Miles Davis
Selo: Columbia
Produção: Irving Townsend
Projeto Gráfico: Jay Maisel
Nacionalidade: EUA
Duração: 45:52


1. So What
2. Freddie Freeloader
3. Blue In Green
4. All Blues
5. Flamenco Sketches













Ás vezes, a badalação exagerada em cima de um álbum o sufoca. Adjetivos fáceis como "clássico", "inovador" ou "marcante" são atribuídos por ai com muita facilidade e, em meio a isso, pode-se perder o verdadeiro valor do material original. Ainda bem que Kind Of Blue não precisa dessa advertência - trata-se de um momento que definiu um gênero musical do século 20 e ponto final.

Davis tocava com o saxofonista John Coltrane desde 1955 e, nos anos seguintes, eles afiaram sua música até chegar a Kind Of Blue.

Gravadas no estúdio da Columbia, na 30th Street, em Nova York, as cinco faixas ocuparam duas sessões de nove horas, um tempo notável para uma banda que nunca tinha visto as partituras antes - um truque usado com frequência por Davis para fazer os músicos se concentrarem mais em suas performances.  Ele também acreditava em poucos em poucos ensaios e, assim, conseguia levar os instrumentistas a uma brilhante espontaneidade.

Desde a abertura em meio-tempo de "So What", o álbum apresenta um leque variado de estilos, como a espantosa "Blue In Green", com Bill Evans tocando piano suavemente para acompanhar os lamentos do trompete de Davis, e a languidez da espanholada "Flamenco Sketches". A banda estava tão afinada que foram necessários apenas seis takes para gravar as cinco faixas - apenas "Flamenco Sketches" precisou de uma nova rodada.

O álbum foi celebrado desde o lançamento. Mas nem Miles é infalível. Três faixas foram gravadas no tom errado (o que seria arrumado mais tarde, nos relançamentos). Como se alguém tivesse notado.

Obs: O livro afirma que Wynton Kelly tocava na faixa "Blue In Green", entretanto quem realmente toca piano nessa faixa é o Bill Evans. Wynton Kelly toca apenas na faixa "Freedie Freeloader" para dar uma pegada mais "blues" a essa música.

Músicas Selecionadas

1.

5. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário