20 de nov. de 2011

O Canto Lírico no Metal

Nesse post pretendo esclarecer, que apesar de Tarja Turunen, Floor Jansen, Vibeke Stene, Heidi, Lisa Middelhauve, Simone Simons serem cantoras líricas, isso não significa que elas sejem aptas a cantar ópera.

Esse post foi motivado, pelas declarações de um anônimo idiota que veio encher o saco nesse post, e também por causa das criticas imbecis que Regis Tadeu fez a Tarja Turunen depois do Rock In Rio.

O que esses dois não entenderam, é que o canto lírico nesses casos são adaptados a outros estilos, nesse caso ao metal. O canto lírico da ópera, é extremamente incompatível ao Heavy Metal, então as sopranos desse estilo tem que fazer uma adaptação absurda, para trazer essa tecnica ao Heavy Metal.

Duas sopranos que fazem isso com excelência são a Tarja Turunen e a Floor Jansen, mas o questionamento é o seguinte:

1- Elas são cantoras líricas?
2- Elas são cantoras de ópera?

Sim para a primeira pergunta e não para a segunda. Apesar de conseguirem aplicar as técnicas de canto lírico, essas cantoras não tem o preparo adequado para interpretar papeis operisticos, até porque elas se focam no metal.

Espero que tenha ficado claro que cantores líricos não são obrigados a interpretar exclusivamente a ópera, pois essa tecnica é utilizada no Metal, Musicais, música pop e pop ópera de forma diferente da ópera, e isso não significa que esses cantores sejam de araque.

Um comentário:

  1. Muito inteligente sua analise...realmente é muita ignorancia pra pouca paciencia...abraços!

    ResponderExcluir