Nem vou entrar no mérito em que se avalia quem as listas ignoraram, pois senão o post seria infinito.
Record Of The Year
Gotye featuring Kimbra - Somebody That I Used To Know
Galera eu nem acho essa música pavorosa, entretanto vocês precisam estar cientes que ela concorria com a excelente "Lonely Boy" do ascendente The Black Keys e com a ótima "Thinkin Bout You" do grande, Frank Ocean, que teve seu disco incensado por grande parte da crítica especializada e eu também o achei excelente (relembre meu top 10 do ano passado).
Minha música escolhida seria a de Ocean devido a pungência da interpretação e a atmosfera que mescla elementos de diversos gêneros com muita elegância. O The Black Keys também merecia essa e não estranharia se eles ganhassem do Frank.
Do outro lado dos "perdedores" temos a ridícula "Stronger" a qual me abstenho de comentar agora (você pode ver o que eu acho dela nesse link) e a manjada "We Are Young" que é uma faixa mediana e que devido a sua aparição nas rádios mainstream já torrou minha paciência. Não gosto da música que indicaram da Taylor Swift, acho que o Red tem músicas melhores.
Gotye evidentemente não tinha calibre para competir com Ocean e o The Black Keys, a canção dele no entanto bate tranquilo as do Fun, Kelly Clarkson e até a Taylor Swift nessa categoria. O fato dele ter ganhado permanece como um mistério para mim.
Minhas escolhas: 1- Frank Ocean (vencedor)
2- The Black Keys
3- Gotye
4- Taylor Swift
5- Fun
6- Kelly Clarkson
Album Of The Year
Mumford & Sons - Babel
Até agora estou pasmo com essa premiação esquisita, tudo bem que dessa vez eu não conheço todos os indicados, mas tem certeza que em um ano onde temos um disco do nível do Channel Orange, Blunderbuss, El Camino esse disco tinha alguma chance de vencer? O engraçado é que eu não ouvi nunca ninguém falando nada desse grupo, portanto acabo pensando que eles quiseram surpreender os expectadores e conseguiram, só não sei se foi para o lado positivo.
Colocar o patético Some Nights nessa categoria, só colocar, mostra o quão equivocadas são as escolhas desse ano em diversas categorias. Eu confesso que não ouvi o Babel, mas essa premiação está me cheirando mal.
Minhas Escolhas: 1- Frank Ocean
2- Jack White
3- The Black Keys
Song Of The Year
Fun. Fearturing Janelle Monaé - We Are Young
Achei essa categoria muito fraca para falar a verdade, tanto que nem a comentaria se ela fosse uma categoria segundaria. Para começar vamos falar desse Ed Sheeran que eu vi em uma porção de categorias. Seu timbre de voz se assemelha ao pavoroso James Blunt e sua canção é um dos chororôs mais aborrecidos que ouvi nos últimos dias. Tem potencial no entanto para aparecer nas caprichos da vida e virar ídolo de meninas debilóides por ai.
"Call Me Maybe" não é uma das piores coisas que eu já ouvi nas rádios (a concorrência é muito grande), mas está muito longe de merecer algum prêmio (além de música chiclete do ano concorrendo com a horrível "Gangnam Style"). Vou ignorar a presença de Clarkson e destacar a boa "Adorn" do cantor, Miguel, que apresenta um som que lembra bem essa nova safra de rappers que sabem explorar com elegância outros estilos musicais a fim de enriquecer sua sonoridade.
Era obvio que o Fun ia ganhar, claro que não merecia, apesar de que nessa categoria as escolhas estavam tão fracas que até dá para compreender sua vitória.
Minhas Escolhas: 1- Miguel
2- Fun
3- Carly Rae Jaspen
4- Ed Sheeran
5- Kelly Clarkson
Best New Artist
Fun
Essa categoria é umas das mais bizarras do Grammy visto que muitos dos seus indicados não são novos e sim bandas velhas que só agora foram conhecidas. O Fun tem 5 anos de carreiras e dois discos e Frank Ocean 6 anos de carreira e dois discos também.
Nesse caso só quem sobra são os The Lumineers que fizeram uma apresentação bacana no Grammy, o ótimo Alabama Shakes que ao meu ver lançou o melhor disco de uma banda iniciante no ano passado e o tal do Hunter Hayes que é um daqueles garotos bonitos que as gravadoras alçam para atrair a atenção do público feminino comprador de caprichos e que é tão country quanto o Luan Santana é sertanejo.
Tudo bem, vamos pelos critérios do Grammy, nesse caso a minha escolha é obviamente o Frank Ocean, a vitória do Fun foi um dos maiores embustes que eu já presenciei, o único prêmio que esse grupo realmente merecia era o de "banda coxinha do ano".
Minhas Escolhas: 1- Frank Ocean
2- Alabama Shakes
3- The Lumineers
4- Hunter Hayes
5- Fun
Best Hard Rock/Metal Perfomance
Halestorm - Love Bites (So Do I)
Gostei da escolha, apesar de não ter ouvido o disco dessa banda (não achei para baixar na epóca), a música é excelente e esse grupo é um murro na cara daqueles que adoram falar da morte do rock. Meu favorito no entanto era "Ghost Walking" do Lamb Of God, uma canção que mostra como o grupo norte americano evoluiu para melhor em sua carreira e hoje podemos dizer que eles são umas das melhores bandas desse gênero de qualidade heterogênea que é o metalcore.
Gosto muito das músicas indicadas do Anthrax e do Megadeth, mas eu estranho até hoje o fato do Grammy de 2012 premiar coisas de 2011 (como são atrasados...). "Blood Brothers" é uma canção bacana e tal, mas não tinha chance e o que dizer da presença constrangedora de Marylin Manson que lançou ano passado o fraquíssimo Born Villain (devidamente dissecado pelo Regis Tadeu)? Destoou completamente do resto.
Minhas Escolhas: 1- Lamb Of God
2- Halestorm
3- Anthrax
4- Megadeth
5- Iron Maiden
6- Marylin Manson
Best Rock Song
The Black Keys - Lonely Boy
Acho estranho a presença de Muse e Mumford & Sons nessa categoria, já que ao meu ver o som que eles fazem é muito mais alternativo do que rock. Enfim, gostei dessa seleção a exceção de "I Will Wait" que não me desperta nenhuma emoção.
"Madness" é uma das melhores músicas do novo disco do Muse, que sempre grava canções radiofônicas muito boas para cada disco que lança (por exemplo: "The Resistance" e "Time Is Running Out"). Se no disco anterior as influências eram sinfônicas nesse novo as influências são eletrônicas, o que mostra uma banda que não se aconchega em uma formula exata.
Meu favorito é o rap blues que Jack White faz em "Freedom At 21", uma das melhores faixas de Blunderbuss. Outra boa faixa é a "We Take Care Of Own" de um artista que eu criminosamente ignorei ano passado, Bruce Springsteen. Contudo o prêmio dado ao The Black Keys é justo.
Minhas Escolhas: 1- Jack White
2- Muse
3- The Black Keys
4- Bruce Springsteen
5- Mumford & Sons
Best Rock Album
The Black Keys - El Camino
Essa foi uma ótima seleção de bons discos de música (porque considerar Muse e Coldplay bandas de rock continua indigesto para mim). Gosto do Mylo Xyloto do Coldplay que mantém ao meu ver a qualidade dos outros álbuns só que dessa vez eu achei o som mais divertido e menos messiânico do que nos discos anteriores (uma mudança deveras interessante).
Ainda não ouvi o do Muse inteiro, mas pelo tanto que ouvi acho que ele justifica o fato do grupo estar ao lado desse time estelar. O novo disco foi muito bem recebido e mostra um grupo ousado como disse antes. Passei batido pelo o do Bruce, como deixei explicito nesse post.
Minha preferência mais uma vez recai sobre o excelente Blunderbuss de Jack White que é um disco deveras completo.
Minhas Escolhas: 1- Jack White
2- Coldplay
3- Muse
Obs: Os outros eu não ouvi para julgar, mas tenho quase certeza que são melhores que o disco do Coldplay.
Best Rock Perfomance
The Black Keys - Lonely Boy
Esse Mumford & Sons já tá enchendo o meu saco, o que esse grupo tem de tão especial assim? Nem lembro de ninguém ter falado nada deles e eu ouvi umas coisas deles e achei o grupo tão normalzinho. Enfim como vocês estão vendo, o grupo The Black Keys não perdoou ninguém nas categorias que disputou e realmente esse foi merecido (Já estou pensando em comprar o El Camino).
Meu preferido era o Alabama Shakes que como já disse, gravou um dos melhores discos do ano passado e essa música em especial é uma das melhores e mostra a versatilidade da excelente Britanny Howard. Não muito longe temos "Charlie Brown" que é uma das minhas músicas favoritas do disco de 2011 do Coldplay.
Não conhecia, mas gostei muito dessa música do Bruce Springsteen.
Minhas Escolhas: 1- Alabama Shakes
2- The Black Keys
3- Coldplay
4- Bruce Springsteen
5- Mumford & Sons
Best Pop Solo Performance
Adele - Set Fire To The Rain
Essa estava na cara, em uma das piores seleções que eu vi nesse Grammy, a Adele era a única escolha minimamente decente. Eu tenho uma irmã que é completamente louca pela Katy Perry e eu até estava torcendo para que a Katy Perry ganhasse por causa dela (mesmo sabendo que as chances eram praticamente nulas), enfim deu no que deu e ela foi dormir muito mal humorada.
Eu tenho essa performance premiada da Adele e confesso que nem a acho tão boa assim, pois a Adele evita o sobre-agudo no finzinho da música o que é deveras irritante. Não odeio "Wide Awake", mas é uma canção mediana até para os padrões da Katy Perry; a atmosfera é interessante, mas a batida é chata e as melodias vocais são muito manjadas (mesmo a ponte que geralmente é o ponto alto das músicas delas, nesse caso é bem convencional), isso sem falar que a Katy Perry desafina quando canta essa música ao vivo.
As outras escolhas são tão patéticas que nem dá vontade de comentar, mas vamos lá: "Call Me Maybe" é um pop bem feito com um refrão pegajoso, apesar disso o timbre adolescente de Carly é bem aborrecido. A Rihanna que lança um disco pior que outro (os 2 últimos foram massacrados pela imprensa especializada) com a tediosa "Where Have You Been" que sintetiza todos os erros que ela comete na sua carreira: melodias vocais insossas e forçadas, clima pseudo-messiânico, toques repetitivos demais, diversos vícios do electropop americano (especialmente aquela batida que eu apelidei carinhosamente de "toque do caranguejo" que já aparece em músicas do Justin Bieber).
Minhas Escolhas: 1- Adele
2- Katy Perry
3- Carly Rae Jaspen
4- Kelly Clarkson
5- Rihanna
Best Classical Vocal Solo
Reneé Fleming - Poémes
Por fim vamos falar de ópera. Nessa categoria minhas apostas deram resultado, alguém lembra que eu apontei tanto o disco vencedor quanto o seu principal concorrente? Pessoalmente prefiro o Clair De Lune da Natalie Dessay que mais uma vez gravou um excelente disco (em 2011 gravou um disco sensacional dedicado a ópera Guilio Cesare de Haëndel).
Reneé Fleming mereceu, seu disco foi muito elogiado e sua interpretação de "Shéhérazade" foi magistral, já as outras partes eu não gosto tanto assim.
tudo o que eu li "blá, blá, blá, blá"
ResponderExcluirEu fico muito triste com o analfabetismo funcional que afeta essa galera que só consegue ler: "blá, blá, blá, blá"
ResponderExcluir/\ Concordo.
ResponderExcluir"mas é uma canção mediana até para
ResponderExcluiros padrões da Katy Perry;"
mediana? olha a letra de Wide
awake, olha o simbolismo de Wide
Awake, olha a super produção que é o
clipe. Mediana pra Katy é Last
Friday Night, Teenage Dream e até
Part Of Me que os clipes tem uma
produção mais 'relaxada' e as letras
são mais simples. E voce é
desinformado, Best Pop Solo
Performance não avalia o critério
"live" http://en.wikipedia.org/wiki/
Grammy_Award_for_Best_Pop_
Solo_Performance
ele avalia o vocal NA GRAVAÇÃO e o
INSTRUMENTAL. Convenhamos que
a letra de Wide Awake é bem mais
estruturada e bem feita que a de
Set Fire To The Rain, especialmente
se você considerar que todo o
trabalho que a Adele sabe
apresentar é bem óbvio: coração
partido. Essa pra mim é a categoria
mais injusta (já que é nova e a Katy
concorre nela desde que foi aberta)
Someone Like You não tem a
qualidade que Firework tinha
(lembrando que eles não qualificam
live) e Set Fire To The Rain não tem
a qualidade que Wide Awake tem.
Mas enfim, já é de se esperar que
vc faça um resumo desses,
ja que é metaleiro e tipo eu vejo que
quem curte esse estilo musica é
muuuuuuuuuuito cabeça fechada pra
qualquer outro tipo de música,
simplesmente se recusam a ouvir e
compreender outra coisa que não
seja metal e acham que tem ouvido
pra julgar qualquer outra coisa.
Estou começando a pensar se devo bloquear os comentários de anônimos.
ResponderExcluirObs: foi muito difícil ler seu comentário do jeito que foi escrito.
Não ligo para o clipe da música, para o simbolismo da letra e nem para a própria letra, o que eu analiso mesmo é a sonoridade e foi nesse quesito que baseei minhas críticas.
Quando eu avaliei o quesito "live" foi só um adendo, eu sei que não avaliam o quesito live, pois se avaliassem convenhamos que a sua querida Katy Perry nem estaria concorrendo.
Set Fire To The Rain é muito superior a qualquer canção que estava competindo por causa da melodia vocal inspirada, excelente interpretação, o arranjo delicado de cordas é muito bonito, o piano e bateria fazem uma "cama" elegante e a Adele simplesmente esmerilha nos agudos da música.
Por outro lado a música da Katy Perry é frágil devido a todos os outros quesitos citados no post.
Pelo visto você é bem burrinha, né? Como eu tenho cabeça fechada para outros tipos de música se eu gosto da Adele? E não só dela já que escuto: ópera, soul, Música erudita, hip hop, pop, jazz, folk, rock alternativo, eletrônico...
Na própria matéria eu falo bem de artistas que não são pertence ao rock e heavy metal. Outra coisa, "metaleiro", é quem faz panela, o nome dos fãs de heavy metal é "headbanger". Nem isso você parece saber e depois reclama que eu sou desinformado.
Da próxima vez, leia o artigo todo antes de falar um banda de asneiras.