9 de out. de 2011

Para Degustação...


Para iniciar temos essa belíssima prestação a um dos melhores compositores barrocos, mas que em termos de fama fica atrás de Bach e Vivaldi. Häendel terá sua Cleópatra abordada pela Soprano Francesa Natalie Dessay, até agora só ouvi alguns trechos que muito me agradaram, mas nessa semana que se segue prometo me lançar de vez a essa nova pérola da Dessay.


Apesar do fracasso no Rock In Rio, Edu Falaschi recebeu muitos elogios pelo novo disco de sua banda paralela (por enquanto) o Almah. Eu tenho algumas ressalvas quanto ao vocal rasgado do Edu, que não me agrada muito, por outro lado o instrumental é um primor, bom veremos minha opinião após o fim da audição.

Anna Netrebko (como é sabido, é uma das sopranos preferidas desse autor) e a até então desconhecida para esse mezzo Mariana Pizzolato se juntam com um dos melhores maestros da atualidade, o Antonio Pappano para homenagear a obra-prima de Pergolesi, a Stabat Mater. Se você é um leitor atento, já se sabe que esse autor está devendo uma analise desse disco a algum tempo, mas para me defender posso dizer que já ouvi a primeira parte dele, e nesse feriado vai se debruçar e destrinchar mais essa pérola barroca.


O novo disco do Imperia pelas poucas faixas que ouvi me pareceu muito bom, e sinceramente esse disco vai ser até bom para conhecer melhor a banda, já que deles eu só ouvi algumas músicas mais famosas pelo youtube. Mas pelo visto o disco vai brigar para ser um dos melhores dessa área.


Para fechar a semana do feriado, o autor vai ouvir mais música barroca, e dessa vez quem vai atuar é a soprano Danielle De Niese que pelo o que parece decidiu juntar as árias mais fofas do período barroco para montar o CD. Me encontro totalmente dominado pelo barroco.

Desejem sorte ao autor que vai tentar escutar todos os discos nesse curto prazo de 5 dias.

6 comentários:

  1. eu sei q a netrebko possui um timbre mto bonito, mas venhamos e convenhamos, e um exagero dizer q ela e a melhor cantora de opera da atualidade...pior e compara-la a callas e outras grandes como ja vi.

    ResponderExcluir
  2. Nunca comparei a Netrebko com Callas, são cantoras muito diferentes. E a Netrebko se não é a melhor, pelo menos é uma das melhores como atesta seus triunfos em Anna Bolena, Donna Anna e Manon. Gosto bastante da Fleming, Dessay e Gheorghiu.

    ResponderExcluir
  3. para mim o problema da netrebko e a escolha de certos papeis, tipo a de lammermoor que exige alto nivel de agilita sendo q a dela e nao e essas coisas todas... se nao fosse o narcisismo besta a gheorghiu com certeza estaria mais nos holofotes. akem disso, mtas vzs a netrebko parece perdida nas interpretaçoes... como professora de canto eu posso dizer q vc pode ter a voz mais linda do mundo mas sem tecnica avançada vc nunca sera a melhor na opera, esse e o caso da anna netrebko

    ResponderExcluir
  4. Minha cara anônima, eu vejo de uma forma diferente da sua e acredito que foi bom a Netrebko rachar a cara interpretando o repetório belcantista inicialmente, para que ela pudesse estudar seus erros e focar nos seus aspectos positivos.

    Se você se permitir a acompanhar a carreira da Netrebko vai perceber que ela evoluiu tecnicamente e tem ao seu favor a sua bem sucedida atuação como Anna Bolena no Met, elogiada até por seus críticos.

    Quanto a escolha de repertório, penso que se ela as vezes escolhe papéis estranhos, a sua aposta em Manon, Mimí e anteriormente na Violetta foram muito bem sucedidas.

    Quanto a essa Lucia que você comentou, particulamente eu gosto dessa gravação e me divirto muito com as discussões que ela suscitou no grandes blogs operísticos de portugal.

    Caso você se interesse eu resenhei algumas gravações de Lucia Di Lammermoor, entre elas a da Netrebko, no blog: Ópera e Classic Music Guide ao lado nos blogs indicados.

    Grato pelos comentários.



    ResponderExcluir
  5. vou da uma olhada, mas gostei muito do seu blog de opera, estou pensando em fazer um tbm ja que falo italiano e nao vemos na internet nenhuma opera legendada em portugues

    ResponderExcluir
  6. Na verdade eu conheço algumas óperas em dvd que foram legendadas integralmente para o português, nesse canal: http://www.youtube.com/user/Mateus4193

    ResponderExcluir