19 de fev. de 2024

Melhores Albuns de 2022

 1- Angel Olsen - Big Time

Simplesmente uma catarse emocional que prova que Angel Olsen é virtuosa em qualquer gênero que se propõe a adentrar. Aqui temos uma masterclass em Indie Folk.

 

2- Machine Head - Of Kingdom And The Crown


Depois de um pequeno tropeço no disco anterior, o Machine Head voltou extremamente afiado nesse registro.


3- Weyes Blood - 


Assim como a Angel Olsen, estamos presenciando uma artista no auge das suas capacidades, quando pensamos que o álbum de 2019 já era sua obra prima, Weyes Blood lança esse disco em que aprofunda ainda mais nos delicados tópicos de que sempre tratou tudo isso enquanto corta belas melodias oníricas com sua voz etérea e poderosa.


4- Sylvaine - Nova


Eu tive a oportunidade de resenhar essa obra-prima onde detalhei melhor minhas impressões. Basta dizer que Sylvaine vai bem além da onda de blackshoegaze e cria um estilo que lhe é bastante próprio.


5- Sharon Van Etten - 

Dificil dar sequência ao seu melhor e mais grandioso álbum lançado em 2019, mas Sharon Van Etten com sua voz mágica e profunda foi capaz de com uma abordagem mais minimalista criar uma das obras mais sensíveis do ano.


6- Alvvays - Blue Rev


Finalmente podemos estourar o champagne, foram 5 anos entre o excelente Antissocialites e esse álbum e podemos dizer que Alvvays saiu do patamar de grande promessa e se transformou em uma das melhores bandas de indie rock com esse lançamento.

 

7- Nova Twins - Supernova

É sempre excelente se deparar com sopros de ar fresco no cenário metal, pessoas que não tem medo de brincar com aquilo que é alternativo, fundindo rap com punk rock e levadas de new metal.


8- Soccer Mommy - Sometimes, Forever

Eu sou um stan de Soccer Mommy e aqui ela atingiu talvez seu apíce em perfomance, o que dizer de canções como Shotgun, Dont Ask Me, Bones? É uma metralhadora do melhor que existe em indie rock triste.


9- Jessie Baylin - Jersey Girl


Que saudades da querida, Jessie Baylin, sempre famosa por sua abordagem pop jazz classuda, retornou em 2022 com esse álbum elegantérrimo cheio de belas melodias e acompanhados pela voz levemente esfumaçada e sedosa de Jessie Baylin. Espero que ela ganhe mais reconhecimento no futuro.


10- Charli XCX - Crash


É justo deixar o melhor álbum pop de 2022 fora de um top 10? E quando esse é o melhor lançamento da carreira de Charli XCX, uma das defensoras desse gênero tão combalido na atualidade. Em Crash, Charli XCX, lapidou seu hyperpop até o auge, se em álbuns anteriores sempre havia momentos não inspirados que obscureciam verdadeiros hits pop, o mesmo não acontece em Crash que é bom do início ao fim.


Menções mais que honrosas

 

11- Mitski - Laurel Hell


É incrivel constatar como algumas das melhores cantoras de indie pop não se intimidam com lançamentos após um grande sucesso. Laurel Hell é intenso e ainda mais romântico que seu antecessor. Um colosso


12- Beach House - Once Twice Melody


Sinceramente, o que resta ao Beach House nos provar? Quando penso em dream pop não há outro grupo que vem a mente e a cada álbum a dupla parece disposta a dobrar a aposta em inovação. Se no álbum anterior brincavamos com distorções industriais e atmosfera sombria, em Once Twice Melody o duo brinca com contrastes de luz e sombra para renovar seu já conhecido mundo onírico.


13- Ghost - 


Será que vai ter um ano em que o Ghost não vai aparecer na minha lista de melhores álbuns? Parece uma missão impossível esperar um álbum do Ghost que não seja um caminhão de hits mais cantaroláveis do cenário metal. A banda divide opiniões, mas o fato é que o Ghost é a maior banda de metal dos nossos tempos e está no seu mais completo auge.


14- Beach Bunny - Emotional Creature


Beach Bunny era para ser só um grupo de pop punk com vocalista feminino divertido e despretensioso, porém a qualidade dos riffs e vocais carregados de emoção até o talo da Lili Trifilio são poderosos demais para ser ignorados. Que bom que os adolescentes tem uma banda desse calibre para ouvir.


15- Pale Waves - Unwanted


Quem não gosta de Pale Waves está completamente errado, mas são aqueles erros que mais se lamentam do que causam fúria. Mais um grupo de pop punk que arrebenta em todo lançamento, com a saída do armário da vocalista, Heather Baron-Gracie, ainda viraram uma das bandas lésbicas mais icônicas e aqui temos um caminhão, sem trocadilho intencional, de hits lesbionicos, um verdadeiro show do femceldom. É impossível ouvir sem bater a cabeça e cantar os refrões mais contagiosos que gripe sazonal.


16- Alice Glass - PREY//IV


O amor é belo? Não no mundo de Prey//IV onde o relacionamento nada mais é do que um processo de mutilação violento e abusivo, algo que destrói completamente o individuo. Não se engane com a voz aguda e delicada de Alice Glass, conhecida por seu trabalho em Crystal Castles, aqui ela empresta seus vocais a canções dilacerantes do mais obscuro dark glitch pop.

 

17- Hatchie - Giving The World Away


 Hatchie é uma das queridinhas desse som pop eletrônico inglês, que no caso dela adiciona pitadas de dream pop e shoegaze as já conhecidas melodias eletrônicas. Aqui a direção é para um escapismo mais iluminado e uplifting o que é uma lufada de ar fresco nesse cenário depressivo que vemos na música alternativa. Mas não se engane, sons como Quicksand tem lá sua pegada melancólica.

 

18- Halestorm - Back From the Dead

 

Acho que eu quase adquiri um torcicolo batendo cabeça para músicas como Strange Girl, The Steeple, Wicked Ways, sinceramente os vocais agressivos e poderosos da Izzy Hale são a prova de que ela é uma das mais interessantes frontwomans do metal nos tempos atuais.

 

19-  Oceans Of Slumber - Starlight And Ash

Outro banda que é impossível não incluir nos meus melhores a cada lançamento, Oceans Of Slumber tem hoje a melhor vocalista do metal, se você não acredita basta ouvir uma canção colossal como "The Hanging Tree". O som dessa banda é quase impossível de classificar, ao invés de seguir um caminho sinfônico, o doom metal dessa banda foi para um caminho progressivo dialogando com vários gêneros como dream pop e até folk como na canção "House of the Rising Sun".

 

20- Astronoid - Radiant Bloom



Death Metal Melódico progressivo e psicodélico? Tame Impala se fosse uma banda de speed progressive metal? É quase impossível classificar o que faz o Astronoid, mas é tão cativante e hipnótico, é tudo que eu gosto no metal e seu poder de ser um dos estilos mais ricos da música. É simplesmente bom demais.


Menções honrosas

21- Rosalia - Motomami


22- Cult Of Luna - The Long Road North


23- Beyoncé - Renaissance


24- Ethel Cain - Preachers Daughter

25- Caroline Loveglow - Strawberry

Nenhum comentário:

Postar um comentário