23 de jan. de 2011

Within Temptation


Introdução

O Within Temptation é uma das bandas mais importantes na minha historia de conversão, e também foi a primeira banda de Symphonic Metal que eu escutei.  Eu estava escrevendo esse post e escutando a discografia da banda e simplesmente tive que parar,  porque ou eu postava ou escutava as musicas da banda.

Integrantes

Sharon Den Adel:  É a vocalista do Within Temptation, e a dona de uma das vozes mais bonitas do gênero. Das bandas que eu listei mais o Tristania, ela é a única vocal que permanece até hoje na mesma banda.

Robert Westerholt:  Ele é o Guitarrista do Within Temptation, e marido da Sharon Den Adel. Robert Westerholt é um dos principais compositores da banda. Junto com Sharon Den Adel e Jeroen van veen, ele é um dos membros fundadores do Within Temptation

Jeroe van Veen:  Ele é o baixista do Within Temptation e está na banda desde 1996 (Membro Fundador).  As vezes eu confundo ele com o Robert.

Ruud Adrianus Jolie:  É o guitarrista do Within Temptation desde 2001

Obs: O Within Temptation é a única banda de "metal" que eu lembro que não possui nem um integrante do sexo masculino cabeludo.


Ex-Integrantes

Martijn Westerholt:  Ele foi o Tecladista do Within Temptation até 2001, após sua saída fundou a banda Delain.  Ele é irmão de Robert.

Stephen van Haestregt:  Ele era o Baterista do Within Temptation e saiu da banda ano passado para passar mais tempo com a sua família.  Ele era o único integrante do sexo masculino no Within Temptation que tinha um cabelo relativamente grande.

Ex-guitarristas:  com esses guitarristas o Within Temptation gravou "Enter" e Mother Earth.

Ex- bateristas:  foram bateristas que tocaram na banda antes de Stephen.


Discos Indicados




Mother Earth:  Esse disco foi muito bem recebido pela mídia especializada que o considerou melhor que o seu antecessor.  Nesse disco as Influencias do Doom Metal estão reduzidas dando lugar a um belo Symphonic Metal.  O grande destaque desse disco como sempre em discos de Symphonic Metal é o vocal angelical da Sharon den Adel que se destaca  em "Ice Queen", onde Sharon dá uma aula de técnica, alternando intensidade e beleza.  Em "Our Farewell" temos uma das musicas mais bonitas do disco em que a voz da Sharon mais se assemelha a de um anjo, e essa musica também pode ser usada para mostrar que o Within Temptation não tem nada de Gothic Metal.

Há influencias do Folk Metal  nas músicas "Mother Earth" e "In Perfect Harmony" a ultima fala sobre elfos.  O Doom Metal restante está concentrado em "Dark Wings" e "Caged" que mostram uma Sharon mais agressiva, o que soa bem estranho a primeira vista.  Outra musica que eu gosto nesse disco é Deceiver of Fools  que possui um pegajoso ótimo refrão.


 The Silent Force:  Esse disco estreou em primeiro lugar na Holanda e na Finlândia (Terra do Nightwish) e conseguiu também 7 Platinas e dois discos de ouro,  ai me vem falar que Within Temptation não é mainstream.  Mas vocês sabem que sucesso não é sinonimo de coisa boa?  mas esse disco é muito bom e contem a primeira musica que eu escutei do Within Temptation.

 O disco abre com "See Who I Am" que é uma boa musica, e depois começa a tocar a Bela "Jilian" que possui uma ótima orquestração e com a voz de Sharon se torna uma obra prima,  hoje ela é um clássico da banda.  Depois vem Stand My Ground que é uma das minhas musicas preferidas,  mostra um amadurecimento vocal de Sharon que usa nessa musica uma voz mais grave em detrimento dos vários agudos que ela usava no outro disco.  A música Angels é uma das melhores composições que o Within Temptation fez,  ela mostra que apesar do amadurecimento vocal de Sharon ela ainda sabe utilizar agudos que aumentam a intensidade da música,  tem até uma parte na musica onde tudo para e depois recomeça com um belo agudo da Sharon.  Memories é uma bela balada onde o Within Temptation fica mais comercial que o costume, mas mesmo assim é um dos destaques do disco.

Estilo

Antigamente o Within Temptation era uma banda de Doom Metal, no seu primeiro CD que contava com os vocais guturais de Robert somados aos vocais angelicais da Sharon.  No CD "Mother Earth'' a banda ficou bem mais Sinfônica, e perdeu boa parte do clima Doom do primeiro disco, e Sharon assumiu a banda como vocalista principal sem a interferência de Robert nos vocais.  No disco The Silent Force o clima Doom dos outros discos sumiu dando lugar a um Symphonic Metal que tornou a banda conhecida pelo mundo.


Opinião

O tema do Blog hoje é Symphonic Metal não é?  mas o blog só e assim por causa do Epica e do Within Temptation,  claro que eu pretendo mudar o tema do blog, após o post sobre o Tristania.  Quando eu fiz meu blog eu queria falar sobre um tema que eu conhecia muito bem  para não falar besteira , então decidi falar de bandas de Symphonic Metal e resenhar discos de 2011, e como ainda estávamos em 2010 eu fiz posts sobre bandas precursoras do Symphonic Metal com mulher nos vocais.  E o Within Temptation é uma das maiores bandas desse gênero, e não caiu de qualidade em nenhum disco. 


                               Discos Pendentes

Ta vendo esse disco ao lado, ele é um dos discos que eu quero na minha coleção,  ele mostra um show do Within Temptation acompanhado pelo Met (A maior orquestra) em Roterdã, e no segundo dvd tem o Show deles em Beursgebouw (Holanda) e os videoclipes do disco The Heart of Everything.  tem também cenas de Backstage e um documentário de 30 minutos sobre a banda.  Se você é um fã de Within Temptation esse disco é Valhala ele tem tudo que um fã quer.

 Falar sobre esse disco me deu uma ideia para postar futuramente...  Então é isso agora só falta postar sobre o Mark Jansen, Sharon Den Adel, Tristania e Morten Veland para mudarmos o tema do blog.





5 comentários:

  1. Bom.. eu comecei no metal com o Nightwish, porém o withim temptation pode ser considerada minha segunda banda a me influenciar. Eu ouvi o disco "the heart of everything" e baixei o dvd "black simphony". Não com todos esses conteudos que você citou, apenas o show e, realmente é incrivel. A Sharon não cai nem um pouquinho de produção ao vivo. Ótima cantora!

    ResponderExcluir
  2. pois é, dizem que a Sharon destroi ao vivo

    ResponderExcluir
  3. "...ela é a única vocal que permanece até hoje na mesma banda."
    Calma aí meu amigo, Epica também nunca mudou de vocalista, também, se mudar perde toda a graça, onde que eles vão conseguir outra vocalista gostosa igual a Simone. kkk
    Ótimo post cara, Within Temptation é foda!

    ResponderExcluir
  4. voce não entendeu. eu disse que das bandas que eu listei (Nightwish e After Forever) mais o tristania, ela é a unica que permance na mesma banda

    ResponderExcluir
  5. Agora entendi.
    Não prestei muita atenção no fato de que escreveu que era das bandas q vc listou. Foi mal...
    De qualquer modo, o blog ta foda cara, parabéns!

    ResponderExcluir