24 de jan. de 2011

Sharon Den Adel





Introdução

Eu não ia fazer um post para Sharon Den Adel, pois ela não tinha cantado em nenhuma outra banda a não ser o Within Temptation, e fez apenas uma participação na banda que tinha com o seu marido Robert: o Voyage.   Mas uns dias atrás eu li uma Entrevista da Sharon no Hand Of Sorrow Within Temptation Brasil que eu achei bem interessante para quem que conhecer mais sobre ela, ai eu posso falar melhor sobre suas tecnicas vocais.


ENTREVISTA DE SHARON PARA "LIVING TRAVEL"


Como havia sido prometido há alguns dias atrás, estamos disponibilizando a entrevista da Sharon para a revista holandesa "Living Travel". Na entrevista Sharon demonstrou muita sinceridade e comentou sobre sua vida pessoal. Confira:

”Eu descobri o que me faz feliz”

Há quatorze anos Sharon den Adel e seu namorado começaram o Within Temptation. Eles são a melhor banda holandesa, campeã em vendas em países estrangeiros com seu ‘metal encantado’. Sharon nos contou sobre seus ‘dois lados’, sua loucura por vestidos e o encontro da felicidade.

A história de Sharon den Adel parece ser um conto do fadas. ‘Bela Adormecida’ e o musical ‘Grease’ são duas coisas importantes em sua vida. A doce ‘Olivia Newton-John’ é um dos maiores exemplos para a vocalista da banda de metal sinfônico “Within Temptation”. “Nós vivíamos na Indonésia, e eu tinha cerca de quatro anos quando tive a idéia que eu queria ter uma mesada, assim como meu irmão mais velho. Mas, ele tinha cinco anos e meio a mais que eu. Meus pais eram ambos loucos por música e me disseram que eu teria uma mesada, mas com a condição de gastá-la com música. Então eu fui à loja de discos com minha mãe e meu irmão mais velho. De todos os lados eu tinha conselhos sobre o que comprar. Eu cheguei em casa com o “Guerra dos Mundos”, de Jeff Wayne, e ele assustou até o inferno que havia fora de mim. Agora digo para você, ele soa um pouco como a música do Within Temptation: ameaçador e sinfônico.” Sharon ri. “Mas as primeiras fitas cassete de bandas que eu mesma selecionei foram ‘Boney M’ e ‘Grease’. ‘Grease’ me fez quem eu sou. Eu realmente, realmente gosto de Grease, especialmente a música ‘Hopelessly Devoted’ da Olivia Newton-John. Eu cantava essa canção quase todos os dias, dos meus quatro anos até os meus dezesseis anos. Isso deixava meus pais loucos, pois eu costumava cantar isso várias vezes ao dia. Olivia é meu grande exemplo; sua voz é tão bela e frágil. Foi por causa dela que comecei a cantar”.


Paixão por belos vestidos
A 'aparência de fada' está reduzida pelo som de sua voz, com uma pequena ajuda de Olivia, mas o desempenho teatral não foi reduzido. “Como qualquer criança eu era louca pela 'Bela Adormecida'”, explica Sharon. “Era mais pelos lindos vestidos que ela vestia" Meus pais tinham que ler o livro milhares de vezes para mim e eu sempre dizia novamente: ‘Oh, que lindo, que vestidos magníficos!’ Ela realmente fez uma grande impressão em mim e constantemente eu desenhava vestidos.
Finalmente decidi fazer um ‘HBO-opleiding’ (Tipo de Universidade dos E.U.A) de gestão de moda. Eu completei os estudos justamente quando nós começamos o ‘Within Temptation’. Por causa da banda eu tive oportunidade de vestir maravilhosos vestidos e fazer performances com muita atmosfera. Todos esses anos eu estava experimentando muitas maquiagens estranhas e esse tipo de coisas. Agora a aparência é teatral e de fada. No momento presente isso é um pouco menos agressivo.
Eu ainda tenho lindos vestidos que foram feitos para mim para shows, mas eles são um pouco mais modernos do que há alguns anos atrás. E a minha idade se encaixa melhor nesses.
Para os estilistas dos vestidos eu dou à eles placas com modelos. Alexander McQueen é um estilista que gosto bastante e quem eu adoro admirar. Ou Victor & Rolf, se eles podem fazer algo para mim, será maravilhoso. Quanto mais costura, melhor!


Grandes ‘Olhos Penetrantes’

'Freud' teria sabido o que fazer com essas confissões. Ela tem uma obsessão pela ‘Bela Adormecida’ e ‘Olivia Newton-John’. Sharon é versátil, uma cantora inocente com grandes' olhos penetrantes ".
Mas também sem a análise de ‘Freud’ é fácil perceber que Sharon não é a pessoa que os outros pensam que ela é (no palco).
 “Por um lado sou uma garotinha, mas no outro lado eu tenho mais passatempos masculinos do que femininos. Eu realmente gosto de assistir a jogos de futebol ou à brigas esportivas como K-1. E meu relacionamento com homens é muito melhor do que com mulheres, sempre foi assim.
Minha opinião é (por exemplo) que se você tem uma briga com alguém você tem que dizer o que lhe incomoda imediatamente, e não esperar até mais tarde. Digo o que penso e é isso. Eu não faço problemas maiores a respeito disso.
Você encontrará também dois lados do meu caráter. Há claramente uma otimista e uma obscura Sharon. Música é essencial para me dar melancolia, o lado poético da minha personalidade é uma maneira de me libertar, então eu consigo ser diariamente a positiva e otimista Sharon. Se eu não tivesse a música, acho que os dois lados de mim seriam sufocantes juntos. Eu acho que todos os membros da banda pensam o mesmo.
Por isso, nós podemos olhar um pouco mais para a obscuridade que há dentro de nós, do que realmente somos. Bem, nós começamos o 'Within Temptation' como um passatempo. Nós não pensamos na nossa imagem, nós apenas seguimos nossos corações. Nos últimos anos, resolvemos ser mais conscientes a respeito disso. Percebemos que estávamos nos apresentando para a escuridão. E, nesse tempo, nós não deveríamos nos levar tão a sério.
Os meninos foram receber o prêmio 'The Popprijs' (Prêmio Holandês) trajando vestidos. Mas eu posso dizer que com o ‘Black Symphony’, que saiu no ano passado, nós definitivamente acordamos muitas pessoas. As pessoas começaram a ouvir nossa música em vez de ter preconceito sobre nós. Assim, tivemos uma grande atenção da imprensa quando o ‘Black Symphony’ foi relançado. Esse tipo de impacto não era o que eu esperava.”

Nunca é tarde para o Rock n' Roll
A vida de um artista do rock-n-roll não é um cenário perfeito para um relacionamento estável. No entanto temos Sharon e Robert, um dos guitarristas da banda, juntos há quinze anos. Qual é o segredo desse relacionamento?
Sharon: “Se vocês viverem juntos, não deveriam estar trabalhando juntos. Comigo e Robert que correu bem. Mas chegou um momento que isso chegou ao limite, porque ficávamos juntos 24 horas por dia.
Seu parceiro se torna nada especial para você.
Foi aí que decidimos fazer mais coisas separados. Ele sai de férias com um amigo e eu faço o mesmo, mas sem depender do outro.
Isso funciona. De repente comecei a ver de novo que Robert é uma pessoa maravilhosa. Ele tem um sorriso especial.
Além de que nunca tivemos uma vida no rock-n-roll. Depois de um show, vou para a cama imediatamente, como uma boa menina. Eu quero ter bons cuidados com meu corpo, porque ele é meu instrumento. Desde o ano passado eu estou consciente e desfrutando dos momentos. Observamos que nós realmente não vivemos como uma banda. Agora nós saímos juntos para um bar ou saímos para dançar.
Ou simplesmente agindo como turistas, aproveitando o país e cheirando alguma cultura.
Porque eu sei, só se vive uma vez! Logo eu estarei com oitenta anos, e irei assistir nosso DVD para ver até onde cheguei”.

Hamburger com uma vela
Você pode ver ‘Within Temptation’ como o primeiro bebê de Sharon e Robert. Mas em Dezembro de 2005 eles tiveram uma criança de verdade: Eva Luna.
“A sorte de Eva Luna permanece em primeiro lugar, antes de ‘Within Temptation”, diz Sharon, radiante.
“Eu nunca pensei que era possível, a banda era minha vida e tudo mais. Atualmente uma vida um pouco mais estúpida, pois vivemos quase como os meus pais fizeram. Meu pai teve que ir a vários países estrangeiros para o seu trabalho. Já vivemos na Indonésia, Iémen e Suriname. No meu sexto aniversário eu tive uma vela em um hamburguer, porque não houve bolo. Esse tipo de memórias são as que eu tenho.
Vendo que todo o mundo era uma missão para meus pais. Mesmo se meu pai não tivesse que trabalhar por muito tempo, nós não íamos para a Holanda, nós íamos para a Austrália ou acampávamos, atravessando a América.
Por causa dessas viagens eu não tinha muitos amigos. Eles sabiam que teríamos que ir embora novamente, então eles não investiam muito tempo em relacionamentos.
Essa é uma maneira difícil das crianças reagirem, muito pragmaticamente.
Mas a maneira nômade de viver me deu muitas coisas. Eu costumava ver isso de uma forma diferente antes, mas agora estou feliz com isso. Isso me fez a pessoa que sou hoje, e tenho orgulho disso. Até agora, eu sou uma viajante pelo mundo, cuidando de mim mesma.
Nós vamos partir para o Japão agora. Mas você sabe, às vezes estou mais tempo em casa do que as outras (em média) mães, e às vezes estou mais distante. Luna participa conosco agora e nas turnês. Ela é jovem e podemos combinar isso.
Se isso não funcionar mais, temos que procurar outra solução. Vamos ver o que o futuro nos traz.
Eu realmente espero que ela não me culpe por isso, mais tarde. É empolgante ter uma pequena mulher, então acho que não tenho que me preocupar com ela, tomando frente de seus cuidados. Palavra da própria mãe”


Feliz fora da cidade.
A banda vai de vento em popa, e também a vida pessoal de Sharon parece um conto de fadas.
Sharon: “Sim, eu encontrei a minha felicidade, inteiramente. Eu sei agora o que me faz feliz e que tudo não tem que ser tão difícil como em antigos dias.
A felicidade reside dentro de você. Talvez isso é o que tenho procurado na minha infância, um amigo. Mas você tem que ser seu melhor amigo. Seja feliz com você mesmo e com o que está fazendo.
Isso soa como um conto de fadas, mas todos os meus sonhos se realizaram. Eu tenho um relacionamento muito bom, e uma criança maravilhosa. Eu já me tornei uma cantora – meu maior desejo – e eu vivo na casa dos meus sonhos, fora da cidade com uma magnífica vizinhança. Isso é mais do que eu esperava.
Eu ficaria feliz se eu tivesse um bom trabalho e vivesse na cidade Waddinxveen, onde nós viveríamos por muito tempo, tendo o mesmo namorado amoroso e Luna.
Mas este momento é melhor do que nunca!”


5 vezes Sharon
- Meu maior castigo seria se não houvesse nada após essa vida, porque eu odeio dizer adeus. Isso vem da minha infância, claro.
- Com nossas letras nós queremos provocar pessoas. Nós não queremos ser explicitamente políticos. Nós não queremos forçar as pessoas a seguir nossas opiniões.
- Eu acho os ‘Canto’s’ (Smartlappen - Música típica com melodia e letra holandesa) muito plano e falso. Apenas ‘De Vlieger’, de ‘André Hazes’ (Cantor holandês de Smartlappen) toca o meu íntimo. Toda vez que escuto essa canção, eu quase começo a chorar.
- Vivemos fora da cidade. Preciso do resto da natureza para me renovar.
- Se eu começar a ler um livro, eu não consigo guardá-lo. Então eu fico lendo até as 3 da manhã e destruo meu dia seguinte, porque fico irritada o dia inteiro.


Tradução: Equipe Hand of Sorrow


Obs: uma pequena parte da entrevista foi cortada, mas não é nada grave.


Vocal

O vocal da Sharon e uma mescla de canto lírico com canto popular também pode ser classificada como Mezzo-Soprano Popular, mas o blog não compartilha da informação ignorante da Wikipedia que a coloca no mesmo naipe que cantoras picaretas como  Beyonce, Fafá de Belem e Rihanna, que usam vários efeitos eletronicos na voz (exceto a Fafá de Belem ela só canta mal mesmo).   O Mezzo-Soprano Popular da Sharon tem mais ênfase no canto Lírico do que a dos outro exemplos,  e a Sharon não usa efeitos eletronicos na sua voz.   Nos dois primeiros cds Sharon usa muito sua técnica soprano gerando uma voz angelical e ao mesmo tempo muito fina,  mas no disco The Silent Force ela guarda seu soprano para momentos mais empolgantes da musica.    Nesse mesmo disco Sharon dá uma encorpada na voz que em outros discos soava muito fina.  O timbre da Sharon  e muito bonito e as vezes chega a emocionar e da um toque especial ao Within Temptation.


Estilo

O estilo da Sharon e focado no Symphonic Metal, mas ela também se sairia muito bem como cantora pop, por sorte ela optou pela primeira opção


Eu adoro os figurinos da Sharon

3 comentários:

  1. A Melhor banda de metal holandesa é o Elegy.

    ResponderExcluir
  2. Eai galera,
    estamos procurando uma vocalista p/ nossa banda Dark Elf Within Temptation, somos de São paulo capital zona sul... por favor interessadas deixem recado...o contato será in box ok!!
    obrigado!!!https://www.facebook.com/pages/Dark-Elf-Within-Temptation-Tribute-20052015-10-anos/1510297335922278

    ResponderExcluir