9 de jan. de 2011

Floor Jansen

Atendendo a pedidos hoje trago o post sobre a Floor Jansen que é vocalista, multi-instrumentista, compositora, arranjadora, orquestradora e professora de canto lírico.

Historia

Floor Jansen iniciou seus estudos em 1996 (o After Forever já existia) aprendendo a tocar diversos instrumentos mesmo que ela nunca os toque.  Até que ela finalmente se interessou pela interpretação vocal, composições musicais e pelo canto lírico coisa que ela é especializada.  Seu talento foi posto a prova no After Forever em 1997 onde ela compôs juntamente com Mark Jansen e Sander Gommans os primeiros trabalhos da banda.  Em 1999 Floor aperfeiçoou suas técnicas vocais e começou seus estudos sobre musica. o primeiro registro do After Forever (Ephemeral) demonstra todo o progresso que ela teve.  Ao longo dos anos Floor Jansen foi estudando e aprimorando sua técnica, tanto que até hoje ela estuda canto.


After Forever

Quando Floor Jansen ingressou no After Forever (Antigamente Apocalypse) a banda sofreu uma mudança no estilo passando de Death Metal para o Symphonic Metal. o primeiro disco da banda mostra a Floor Jansen assumindo o papel de vocalista principal, sendo que o combinado era que ela fizesse apenas o Backing vocal, mas após eles verem o potencial da sua voz decidiram colocar ela para cantar como solista e eles fariam os backing vocais.  A técnica da Floor Jansen e aprimorada a cada álbum chegando na minha opinião ao seu ápice no disco "Invisble Circles" onde ela consegue se adaptar totalmente a nova sonoridade da banda que exige uma pegada mais "Heavy".  Infelizmente em 2009 o After Forever chega ao fim, mas como todos previam a Floor inicia um novo projeto.


Revamp

Todos esperavam que a Floor Jansen Seguisse carreira solo igual a sua amiga Tarja Turunen, alias há uma união muito grande entre as vocalistas de metal Sinfonico.  Ao invés disso Floor Jansen decidiu recrutar membros e formar o Revamp (que significa Renovar) uma banda da qual falarei futuramente num post, portanto vamos pular essa parte.


Discos Indicados



Eu decidi escolher dois cds que mostram os dois extremos da Floor

Decipher:  Esse foi o segundo disco do After Forever que eu inclusive indiquei no post do After Forever, e volto a indicar esse disco que mostra a Floor Jansen esbanjando sua técnica soprano em todas as faixas e mostrando também uma banda bem mais experiente, sem duvida esse é um dos melhores discos do After Forever.

Obs: Invisible Circles também é um bom disco para conhecer tanto a Floor Jansen quanto o After Forever. mas como eu sei que a maioria curte mais o soprano dela eu decidi indicar Decipher.

Revamp:  No disco de estreia da nova banda da Floor Jansen ela assusta os fãs que acharam que o disco ia explorar o Soprano dela, mas o disco pretende explorar a Floor Jansen como se ela fosse a Dani Nolden (por favor não levem essa comparação tão a serio, o timbre de voz das duas são bem diferentes) mesmo que ainda haja uma exploração do soprano da Floor.  Na verdade o Revamp é uma banda de Symphonic Metal que porem é bem mais pesado e isso acabou desagradando alguns fãs.  eu achei legal esse disco do Revamp, mas ele ficou um pouco abaixo das minhas expectativas.


Estilo

O estilo da Floor sempre foi Symphonic Metal e Musica Clássica.  Após a saída de Mark Jansen o After Forever ficou menos sinfonico uma mudança que fica clara no disco "Remagine" de 2005, mas apesar disso Floor conseguiu adaptar sua técnica para essa nova sonoridade. no Revamp a Floor tenta explorar um vocal mais agressivo e isso não agradou os fãs que esperavam uma coisa mais voltada para o seu soprano.

Vocal

Floor Jansen é uma Soprano Lirico-leggero que classifica as pessoas que conseguem segurar notas altas por bastante tempo. O timbre da Floor e muito bonito, e sua voz era atmosférica nos dois primeiros discos o que enriquecia o trabalho. Ela possui uma potencia vocal muito grande chegando ao mesmo nível de Maria Callas, mas a Maria não tinha um timbre bonito. No Revamp como foi dito anteriormente ela decidiu usar linhas vocais de Heavy Metal, mas sem abandonar seu estilo clássico.


Opinião

Floor Jansen é uma das vocalistas mais lindas do Metal, e a que segura uma nota alta por mais tempo. quando eu estava escutando After Forever eu fiquei impressionado com a voz da Floor Jansen que e de uma beleza...  eu fiquei triste com o fim do After Forever, mas depois eu pensei:  para que continuar nessa crise e manchar sua discografia com um possível disco ruim.  desejo sucesso para o Revamp e espero que o próximo disco da banda seja ainda melhor que o primeiro


Floor Jansen quando ainda estava no After Forever

Um comentário: